Vereadores de Paranã Participam da 1ª Caminhada Azul pela conscientização do autismo
Última atualização em 03 abril 2025 às 08h55

Na quarta-feira, 2, os vereadores de Paranã participaram da 1ª Caminhada Azul, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), para conscientizar sobre o autismo e ressaltar a importância do respeito, empatia e inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A caminhada, que teve início na SEMED e percorreu ruas do centro da cidade, reuniu a comunidade em um momento de inclusão, com distribuição de panfletos e acolhimento às pessoas com TEA e seus familiares.
Estiveram presentes os vereadores Ardely Teles de Farias, Aldecir Gomes Barbosa Filho, Guilherme Pimentel, Rosânia Carvalho de Farias, Wilton Gabriel da Silva Neto e Zildemar Ribeiro das Dores.
O vereador Guilherme Pimentel ressaltou a importância da ação para a conscientização da sociedade, promovendo valores como respeito e empatia. “Essa caminhada foi muito importante para o conhecimento da sociedade e para a promoção de valores essenciais como o respeito e a empatia ao próximo. Parabenizo todos os envolvidos e me coloco à disposição para contribuir com a causa, lutando por melhorias para nossas crianças e famílias atípicas”, afirmou.
O vereador Wilton Gabriel também enfatizou a importância da implementação de políticas públicas voltadas para a inclusão. “É fundamental avançarmos na criação de um ambiente acolhedor e estruturado para as pessoas com autismo. Meu compromisso é trabalhar para garantir mais investimentos e melhorias neste setor”, declarou.
A data escolhida, 2 de abril, coincide com o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007. A data visa informar a população, com o objetivo de reduzir a discriminação e o preconceito contra indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Além dos vereadores, participaram da caminhada o prefeito de Paranã, Fábio da Farmácia, a primeira-dama e secretária de Saúde, Débora Bessa, representantes do Conselho Tutelar, servidores públicos e a comunidade paranãense.
Projeto Acolhe Paranã
Está em tramitação na Câmara Municipal de Paranã o Projeto de Lei Nº 022/2025, denominado “Acolhe Paranã”, de autoria da vereadora Ardely Bomfim Teles de Farias. O projeto visa ampliar o atendimento e acompanhamento especializado para pessoas neurodivergentes e com deficiência no município.
Entre as principais medidas propostas pelo projeto estão a criação de um Cadastro Municipal de Inclusão, para mapear e atender melhor essa população; a implantação de Salas de Recursos Multifuncionais e Centros de Atendimento Especializado, garantindo suporte pedagógico e terapêutico adequado; a contratação de profissionais especializados, como psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e intérpretes de Libras; o apoio escolar e incentivo à inclusão no mercado de trabalho; a acessibilidade urbana e transporte gratuito para atendimentos terapêuticos; e a criação do Dia Municipal da Luta das Pessoas Neurodivergentes, a ser comemorado no dia 2 de abril.
O projeto abrange diversos grupos neurodivergentes, incluindo pessoas autistas, com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), dislexia, dispraxia, discalculia e altas habilidades/superdotação, entre outras condições que afetam a aprendizagem e o comportamento.
A vereadora Ardely Teles de Farias, autora do Projeto de Lei “Acolhe Paranã”, que visa o atendimento e acompanhamento especializado de pessoas neurodivergentes e com deficiências no município, reforçou seu compromisso com a inclusão e os direitos das pessoas autistas. “O “Acolhe Paranã” nasce com o objetivo de garantir acolhimento, apoio e mais qualidade de vida para crianças, jovens e adultos autistas, além de suas famílias. Nosso propósito é construir uma cidade mais acessível, com políticas públicas que promovam o desenvolvimento e a autonomia dessas pessoas”, destacou.