Em Audiência Pública, Legislativo paranãense une forças em prol do Combate à Violência Contra a Mulher
Última atualização em 24 agosto 2025 às 16h30

A Câmara Municipal de Paranã realizou uma Audiência Pública com o objetivo de promover um debate amplo e democrático sobre as causas, consequências e formas de enfrentamento da violência contra a mulher, buscando soluções efetivas para garantir a proteção e o respeito aos direitos femininos.
O evento contou com a parceria da Polícia Civil de Paranã, por meio da Operação SHAMAR, e com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, reunindo autoridades, representantes de instituições e membros da sociedade civil, fortalecendo o compromisso coletivo no combate a esse grave problema.
A programação incluiu ainda uma palestra: “Violência Doméstica”, ministrada por Dra. Vanusa Regina de Carvalho, titular da Delegacia da Mulher de Arraias.
O delegado da 99ª DP de Paranã, Vladimir Bezerra, destacou a importância da parceria com o Legislativo. “Gostaria de agradecer a oportunidade que temos, na condição de Polícia Civil, de entrar em contato com a comunidade e explicitar o que vem sendo feito em favor da população de Paranã. É uma satisfação muito grande participar desta Audiência Pública e reforçar que a Polícia Civil de todo o Estado do Tocantins está à disposição da população.”
A delegada da 11ª DEAM de Arraias, Dra. Vanusa Carvalho, ressaltou a relevância da divulgação das políticas de prevenção e proteção. “Foi muito salutar a divulgação de todos os mecanismos de coibição, prevenção e erradicação da violência doméstica e familiar contra a mulher, principalmente com a presença de vários atores. Destaco ainda os canais de denúncia, como o Disque 180, a Ouvidoria Nacional e o aplicativo Salve Mulher, exclusivo do Tocantins, que permite às vítimas requerer medidas protetivas de urgência em tempo real, sem necessidade de deslocamento.”
A Secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa, também participou da audiência. “Tivemos a oportunidade de apresentar o trabalho da Secretaria de Estado da Mulher e fortalecer as políticas públicas no município. Estavam presentes representantes da rede de proteção, como o Conselho Tutelar, a Polícia Civil e a Secretaria Municipal de Assistência Social, que desenvolvem ações para enfrentar a violência doméstica e familiar. Agradecemos a oportunidade e nos colocamos à disposição de todos os moradores de Paranã.”
A Câmara de Paranã destaca que a violência contra a mulher é uma questão de saúde pública e de direitos humanos, que exige atenção e ações urgentes. Parcerias como essa fortalecem o debate e a construção de soluções para proteger e garantir direitos.
Confira a íntegra da Audiência Pública no link a seguir: https://youtu.be/xNswGqRNbvs