Com articulação do presidente da Câmara de Paranã, projeto da UFT é apresentado à senadora Dorinha
Última atualização em 04 agosto 2025 às 00h20

Um passo importante para o fortalecimento da educação no Sudeste do Tocantins foi dado nesta semana com a apresentação do projeto “Conexão que Transforma: Escola, Família e Universidade” à senadora Dorinha Seabra. A iniciativa, desenvolvida pelo Câmpus de Arraias da Universidade Federal do Tocantins (UFT), chegou à parlamentar por meio da articulação do presidente da Câmara Municipal de Paranã, vereador Carlos Furtado Ferreira Martins.
A reunião foi realizada na residência da professora Magda Suely – amiga da professora Dorinha. Estiveram presentes o presidente da Câmara de Paranã, a diretora do Câmpus, Adriana Demite Stephani Carvalho, a coordenadora do projeto, professora Helena Quirino Porto e professores da instituição. Um dos objetivos foi apresentar à senadora uma proposta de atuação integrada entre universidade, escola e família, para fortalecer a formação educacional e humana em 20 municípios da região sudeste do Tocantins.
Universidade, escola e família de mãos dadas
O projeto é coordenado pela professora Helena Quirino Porto, que compartilhou sua motivação a partir da experiência prática junto à educação básica. “Na universidade trabalhamos o tripé: ensino, pesquisa e extensão. Em alguns projetos de extensão que desenvolvo nas escolas, percebi o quanto escola, universidade e família ainda estão distantes no processo de formação humana. Esse distanciamento impacta negativamente tanto o processo educacional quanto o desenvolvimento da educação em nossa região”
Segundo ela, essa percepção veio se aprofundando com o tempo, diante da constante busca das escolas por apoio. “As escolas pedem socorro. Sabemos que a Constituição estabelece que a educação é uma responsabilidade compartilhada entre o Estado, a escola, a família e também a universidade. Diante disso, me perguntei: o que podemos fazer para avançar nesse sentido? Compartilhei a proposta dessa articulação com o vice-coordenador do projeto, professor Dailson Evangelista Costa, e com outros professores da UFT — e juntos abraçamos esse desafio”.
Assim nasceu a proposta de criar um projeto conjunto, que articule esses três pilares fundamentais. A proposta já prevê atuação direta em 20 municípios e está estruturada em seis eixos temáticos, entre eles: Alfabetização de Jovens e Adultos – promovendo oportunidades de aprendizado para aqueles que não tiveram acesso à educação formal; Meninas e Mulheres na Matemática – incentivando a participação feminina nas ciências exatas e desmistificando estereótipos de gênero; Formação Docente – qualificando continuamente professores da educação básica para aprimoramento das práticas pedagógicas; Educação, Cultura e Direitos Humanos – valorizando a diversidade e promovendo um ambiente escolar mais inclusivo; Esporte e Lazer na Comunidade – fortalecendo os laços sociais e a saúde através da prática esportiva e do lazer comunitário; e, Apoio Socioeducacional – oferecendo suporte pedagógico e emocional a estudantes e suas famílias.
“A gente não quer mais só projetos pontuais e isolados. A gente precisa de uma ação mais forte, com continuidade, que articule universidade, escola e família, e que realmente consiga fazer diferença na educação da nossa região”, explicou Helena.
Articulação política e apoio à educação
O projeto foi levado até a senadora com apoio do presidente da Câmara de Paranã, vereador Carlos Furtado Ferreira Martins, que se comprometeu com a causa e viabilizou a agenda com a parlamentar. “A educação é o alicerce para transformar o nosso Tocantins. Quando conheci esse projeto, entendi que ele representa mais do que uma ação educacional: é uma estratégia de desenvolvimento regional. Por isso, articulei a agenda com a senadora Dorinha e vou seguir acompanhando de perto, como representante do povo e parceiro da universidade”, afirmou o presidente.
A senadora Dorinha, que já foi secretária de Educação do Tocantins e tem uma trajetória reconhecida na área, sinalizou que irá analisar a proposta com atenção.
A coordenadora do projeto demonstra confiança e entusiasmo com os próximos passos. “A gente tem uma expectativa muito grande de sermos atendidos. Porque a Professora Dorinha conhece a realidade da nossa educação, tanto na rede estadual quanto municipal. E a ideia desse projeto é exatamente essa: trabalhar de forma articulada, a universidade, o estado e o município. E o diferencial é esse: a gente não quer só atuar com a escola, mas também com a família. É esse elo que precisa ser fortalecido. Essa é a conexão que transforma. E é isso que a gente quer fazer aqui no sudeste do Tocantins. De forma integrada, com continuidade e com muito compromisso com a nossa gente”, concluiu a professora Helena.
